LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND, PARANÁ, E SISTEMAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1471Palavras-chave:
Aedes aegypti, controle, dengue, prevenção.Resumo
Introdução: dengue é a mais importante doença viral transmitida por artrópode de relevância em Saúde Pública, que vem preocupando a sociedade. Objetivo: o estudo teve como objetivo realizar o levantamento da ocorrência de casos de dengue notificados e confirmados, e as medidas adequadas que podem ser realizadas pela população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Materiais e métodos: a pesquisa foi realizada no município de Assis Chateaubriand - PR, este trabalho enquadrou-se como um estudo observacional, através do levantamento dos casos suspeitos (clínica e epidemiologicamente) e a identificação dos casos positivos (clínica e laboratorialmente), dividindo o perímetro urbano em 14 localidades, com estudo em três etapas: 2007, 2008 e 2009 cada etapa desenvolvido no período de janeiro a dezembro de cada etapa, e as medidas que devem ser desenvolvidas na prevenção e combate a dengue. Resultados: o total de casos de dengue notificados e confirmados no período estudado no município de Assis Chateaubriand, paranaense, foi de 453 casos notificados e 272 casos confirmados, com uma epidemia em 2009. Conclusão: mas através da participação da população no controle vetorial, por meio de ações simples para evitar o surgimento de criadouros que favoreça o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, é de fundamental importância para evitar epidemias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).