Como Avaliar a Atividade Física?

Autores

  • Cristina Borges Cafruni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rita de Cássia Delgado Valadão Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Faculdade de Medicina/UFRGS
  • Elza Daniel de Mello Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Faculdade de Medicina da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1555

Palavras-chave:

atividade física, avaliação, métodos de medida

Resumo

Introdução: Estudos epidemiológicos demonstram que o nível de atividade física está relacionado com a redução de diversas enfermidades. Por esta razão, esforços têm sido realizados para promover atividade física na população através de recomendações mínimas capazes de provocar benefícios à saúde. A avaliação do nível de atividade física requer instrumentos precisos e adequados. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão dos métodos e instrumentos utilizados para medir e avaliar o nível de atividade física. Métodos: Foi realizada consulta nas bases de dados medline/pubmed, scielo.org, biomed central e sport discus, utilizando inicialmente os termos “physical activity assessment”, “physical activity measure”. Resultados: A partir desta busca, termos adjacentes e busca por autores foram realizadas. Medir a atividade física é uma tarefa complexa, visto que ela pode ocorrer em diversos contextos. Os métodos de medida da atividade física podem ser classificados em objetivos (água duplamente marcada, calorimetria, observação direta, monitores cardíacos e sensores de movimentos) e subjetivos (questionários e diários). Conclusão: A variedade de métodos utilizados para medir a atividade física resulta em um campo vasto de difícil equivalência e comparações. Atualmente, nenhum dos métodos pode ser considerado suficiente a ponto de descartar os demais, e por isso, a combinação de mais de um método pode resultar em uma melhor avaliação da atividade física.

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Biografia do Autor

Cristina Borges Cafruni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Desporto e Educação Física -Universidade do Porto

Professora de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRGS

 

Rita de Cássia Delgado Valadão, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Faculdade de Medicina/UFRGS

Educadora Física. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Faculdade de Medicina/UFRGS

Elza Daniel de Mello, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Faculdade de Medicina da UFRGS

Médica nutróloga e gastropediatra, chefe do serviço de nutrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mestre e doutora em pediatria para Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora da faculdade de Medicina da UFRGS

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Publicado

2012-11-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO