Análise da Percepção da Glicemia Capilar de Indivíduos com Diabetes Mellitus Tipo 2 Participantes de Um Programa de Exercício Físico Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1607Palavras-chave:
Educação FísicaResumo
Introdução: O Diabético tipo 2, com o passar dos anos de diagnóstico, apresenta dificuldades em perceber a variabilidade da glicemia capilar. No exercício físico, a falta desta percepção pode gerar uma situação de risco. Objetivo: Verificar a percepção da glicemia capilar do diabético tipo 2 antes e após sessões de treinamento. Material e Métodos: Estudo realizado com 32 indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Os indivíduos realizaram três sessões de treinamento semanais. Os diabéticos foram divididos em três grupos: treinamento aeróbio, treinamento resistido e treinamento combinado (aeróbio e resistido). A coleta da percepção foi feita através de um questionamento sobre a percepção glicêmica antes e após as sessões de exercício, logo em seguida, foi realizada a coleta da glicemia capilar, para posterior comparação. Resultados: A amostra apresentou uma resposta positiva ao correlacionar a glicemia capilar real com a sua percepção glicêmica. Quando comparados os valores glicêmicos com as percepções nos momentos pré e pós intervenção, foi possível verificar uma correlação mais ascendente no pós treino. Quando comparou-se as percepções pré e pós sessões de treinamento, observou-se que a maioria dos indivíduos possuem a capacidade de perceber a queda da glicemia causada após sessões de treinamento. Conclusão: Conclui-se que a amostra estudada apresenta uma resposta positiva quando relacionou a glicemia capilar real com a sua percepção glicêmica, o que poderá contribuir para tomadas decisões adequadas para controle da diabetes e consequentemente evitando complicações crônicas.
Descritores: Diabetes, Exercício Físico, Percepção, Glicemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).