OS BENEFÍCIOS DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NA ONCOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n37.1967Palavras-chave:
Mucosite, Quimioterapia, Radioterapia, Terapia a Laser de Baixa Intensidade,Resumo
Introdução: A radioterapia e a quimioterapia são os tratamentos de eleição para as neoplasias da cabeça e pescoço. A mucosite oral é uma complicação comum resultante de toxicidade de dose-limitante no tratamento com efeitos colaterais agudos observados no paciente com câncer. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo descrever os principais benefícios do laser de baixa potência na oncologia, na prevenção e tratamento da mucosite radio e quimioinduzida. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo realizado através de revisão bibliográfica, no período de 1995-2011. Foram pesquisadas as bases de dados Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Medline (Literaura Internacional em Ciências) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Foram selecionados 61 artigos relevantes, dos quais, apenas 39 apresentavam evidências científicas sobre os benefícios do Laser na oncologia, 19 de revisão de literatura, 11 ensaio clínico, 6 relatos de caso. Conclusão: A Terapia a Laser de Baixa intensidade apresentou-se eficaz na prevenção e tratamento da mucosite oral, apresentando-se como um tratamento atraumático, de baixo custo e com bons resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).