ALEITAMENTO MATERNO E A OCORRÊNCIA DO DESMAME PRECOCE EM PUÉRPERAS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2178Palavras-chave:
Aleitamento materno, Adolescente, Desmame, RevisãoResumo
Objetivos: Refletir sobre o fenômeno da amamentação no contexto da maternidade adolescente, identificando fatores capazes de influenciar na ocorrência do desmame precoce. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão narrativa de literatura e a discussão teórica organizou-se em dois eixos temáticos: (1) Fatores que influenciam na qualidade da amamentação adolescente e (2) Fatores que contribuem para a ocorrência do desmame precoce. Resultados: No eixo um, destacam-se: situação conjugal da mãe adolescente, o apoio familiar e as informações fornecidas pela equipe de saúde sobre o aleitamento materno, além de seus benefícios para a díade mãe-bebê. No eixo dois, ressalta-se: relacionamento conjugal, introdução de alimentos e líquidos durante o período em que se recomenda somente a amamentação exclusiva e a falta de informações ou a sobrecarga dessas em relação à prática. Conclusões: É necessária a conscientização das mães adolescentes sobre as vantagens da amamentação e as desvantagens da ocorrência do desmame precoce para o desenvolvimento físico e psíquico do lactente. Os profissionais de saúde devem orientar e incentivar o aleitamento materno através de um discurso claro e objetivo, direcionado aos diferentes contextos socioculturais nos quais as mães encontram-se inseridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).