Probabilidade de cair e medo de quedas após oficina de equilíbrio em idosos praticantes de atividade física

Autores

  • Fabiana Ribeiro dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andréa Kruger Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Mattana Griebler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Hauser Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rayane Brum de Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lilian Benin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ângelo José Gonçalves Bós Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Adriane Ribeiro Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2725

Palavras-chave:

Idoso, acidentes por quedas, equilíbrio postural

Resumo

Introdução: Quedas são eventos frequentes em idosos, causando restrição de participação social, principalmente pelo medo de novas quedas. Objetivo: Verificar o risco de quedas e a preocupação de cair em idosos praticantes de atividade física antes e após oficina de equilíbrio. Materiais e Métodos: Os idosos foram avaliados antes e após a realização da oficina, que foi desenvolvida durante seis meses, duas vezes por semana. Para a avaliação da probabilidade de cair foi utilizado o teste do alcance funcional anterior. A preocupação em cair foi avaliada por meio do Falls Efficacy Scale – International (FES-I). Resultados: Avaliou-se 17 idosos, de ambos os gêneros, com média de idade de 75,5±8,5 anos. Os valores médios pré e pós-oficina foram, respectivamente, de 34,2±6,5 cm e 36±4 cm no alcance funcional (p=0,09) e de 22,8±4,8 pontos e 23,5±4,7 no FES-I (p=0,19). Conclusão: Verificou-se que a probabilidade de quedas e a preocupação em cair não foram modificadas significativamente com a oficina, provavelmente porque os idosos eram praticantes de atividade física orientada.

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Biografia do Autor

Andréa Kruger Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educadora Física, Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Departamento de Educação Física, Escola Superior de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

29-05-2015

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS