IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA RESGATAR O PACIENTE COM HIV/AIDS APRESENTANDO BAIXA ADESÃO À TERAPIA ANTIRRETROVIRAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2910Palavras-chave:
AIDS, atenção à saúde, comunicação interdisciplinarResumo
Introdução: No Brasil milhares de pessoas sofrem as consequências clínicas da infecção pelo HIV, a qual é enfrentada através da distribuição gratuita de medicamentos antirretrovirais pelo Ministério da Saúde. Objetivo: Identificar entre pacientes vivendo com HIV/AIDS, em terapia antirretroviral (TARV), fatores que levaram a não adesão ao tratamento. Material e métodos: Entre abril e novembro de 2013 foram agendados 637 pacientes para consulta nos ambulatórios de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Santa Maria e do Centro de Testagem e Aconselhamento Casa Treze de Maio de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Neste período foi realizada a busca ativa de 90 pacientes não aderentes a TARV através da ação da Residência Multiprofissional em Saúde. Compareceram a consulta multiprofissional, com farmacêutico, enfermeiro e nutricionista, 39 pacientes. Foi realizada escuta qualificada seguida de orientações referentes às diferentes áreas profissionais. A adesão foi avaliada pelo Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral (CEAT- VIH), o estado nutricional pelo questionário Malnutrition Universal Screening Tool “MUST” e por entrevista semiestruturada. Resultados: Os 39 pacientes foram reconduzidos a TARV. Foram identificados como fatores importantes para a má adesão, a baixa escolaridade e informação insuficiente sobre a medicação utilizada. A melhora significativa da adesão ao tratamento após a consulta multiprofissional foi comprovada através da mudança nos resultados da carga viral. Conclusão: O restabelecimento do vínculo do paciente com a equipe de saúde é fator fundamental para a adesão ao TARV.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).