IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA RESGATAR O PACIENTE COM HIV/AIDS APRESENTANDO BAIXA ADESÃO À TERAPIA ANTIRRETROVIRAL

Autores

  • Natália Raguzzoni Cancian Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Trevisan Beck Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilvane Souza dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Danieli Bandeira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2910

Palavras-chave:

AIDS, atenção à saúde, comunicação interdisciplinar

Resumo

Introdução: No Brasil milhares de pessoas sofrem as consequências clínicas da infecção pelo HIV, a qual é enfrentada através da distribuição gratuita de medicamentos antirretrovirais pelo Ministério da Saúde. Objetivo: Identificar entre pacientes vivendo com HIV/AIDS, em terapia antirretroviral (TARV), fatores que levaram a não adesão ao tratamento. Material e métodos: Entre abril e novembro de 2013 foram agendados 637 pacientes para consulta nos ambulatórios de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Santa Maria e do Centro de Testagem e Aconselhamento Casa Treze de Maio de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Neste período foi realizada a busca ativa de 90 pacientes não aderentes a TARV através da ação da Residência Multiprofissional em Saúde. Compareceram a consulta multiprofissional, com farmacêutico, enfermeiro e nutricionista, 39 pacientes. Foi realizada escuta qualificada seguida de orientações referentes às diferentes áreas profissionais. A adesão foi avaliada pelo Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral (CEAT- VIH), o estado nutricional pelo questionário Malnutrition Universal Screening ToolMUST e por entrevista semiestruturada. Resultados: Os 39 pacientes foram reconduzidos a TARV. Foram identificados como fatores importantes para a má adesão, a baixa escolaridade e informação insuficiente sobre a medicação utilizada. A melhora significativa da adesão ao tratamento após a consulta multiprofissional foi comprovada através da mudança nos resultados da carga viral. Conclusão: O restabelecimento do vínculo do paciente com a equipe de saúde é fator fundamental para a adesão ao TARV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Raguzzoni Cancian, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica Especialista, Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (ênfase: Vigilância em Saúde)

Sandra Trevisan Beck, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica Doutora, Professora Associada do curso de Farmácia

Gilvane Souza dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista, Especialista em Sistema Público de Saúde

Danieli Bandeira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Especialista, Mestranda em Enfermagem PPGENF/UFSM

Downloads

Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS