Incidência de lesões musculoesqueléticas em atletas masculinos de handebol
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.3000Palavras-chave:
Epidemiologia, traumatismos em atletas, taxa de incidência.Resumo
Introdução: O Handebol é um esporte rápido, explosivo e de contato, que exige ações como saltar,bloquear, realizar sprints e arremessar, sendo considerado de alto risco para a ocorrência de lesões.Objetivo: verificar a incidência de lesões musculoesqueléticas que ocorreram durante uma temporada ematletas de handebol. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional prospectivo, referenteà incidência das lesões musculoesqueléticas em atletas do gênero masculino, com idade de 16 a 20 anos,durante a temporada de 2010. Resultados: A incidência total foi de 13,06 lesões a cada 1000 horas deexercício, sendo que durante os jogos, foi de 40,81 lesões, e nos treinos, 8,24. A região mais acometidafoi o tornozelo (41,66%), seguido pelo ombro (25%), joelho (12,5%), cabeça (8,33%), mão (4,16%),coxa (4,16%) e cotovelo (4,16%). Conclusão: Este estudo observou que as lesões predominantes nohandebol acometem os membros inferiores, seguidos pelos superiores, sendo a maioria considerada leve.A quantidade de lesões durante os treinos foi maior, mas quando consideradas por hora praticada, os jogosforam mais lesivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).