Avaliação da qualidade de vida em portadores de pterígio ocular no município de Palmas
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3093Palavras-chave:
Pterígio, Qualidade de vida, Questionários, Análise estatística, Acuidade visualResumo
Introdução: O pterígio é caracterizado por um crescimento de tecido fibrovascular da conjuntivabulbar sobre a córnea. É uma doença com maior frequência em indivíduos de países de clima tropical,acometendo principalmente homens com idade superior a 30 anos. Objetivo: Avaliar a qualidade de vidade portadores de diferentes tamanhos de pterígio no município de Palmas (TO). Materiais e métodos:Estudo observacional, transversal com 60 pacientes, alocados em 3 grupos de 20 pacientes cada. Os gruposforam organizados de acordo com o grau do pterígio, ficando nos grupos I, II ou III ? pacientes compterígio grau 1, 2 e 3, respectivamente. Foi aplicado um questionário epidemiológico e um sobre qualidadede vida (NEI VFQ-25), e os dados foram submetidos à análise estatística. Resultados: Ao analisarmosa acuidade visual (AV) e o escore de qualidade de vida entre os grupos em função do grau do pterígio,encontramos que no grupo I a AV em LogMAR foi de 0,015 (±0,067); no grupo II, a AV foi de 0,080(±0,132); e no grupo III foi de 0,067 (±0,127), com p=0,12. Conclusões: Houve alteração dos escores dequalidade de vida em ambos os grupos estudados, porém sem significância estatística entre eles, emboratenham sido encontradas diferenças na avaliação subjetiva da qualidade visual entre os grupos. Sugerimosnovos estudos com maior número de participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).