Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3487Palavras-chave:
Triagem, Estado nutricional, Desnutrição, Hospitalização, CriançaResumo
Introdução: Ao longo dos últimos anos, diversas ferramentas de triagem nutricional têm sido desenvolvidaspara aplicação no ambiente hospitalar. Estas possuem, como principal objetivo, a identificação precoce dorisco nutricional, o que permite a avaliação e o diagnóstico nutricional prévio possibilitando ao profissionalintervir antes do agravamento da desnutrição, prevenindo assim as suas consequências. A seleção de umaferramenta uniforme e validada é uma questão importante na realização da triagem nutricional. Objetivos:Apresentar quatro métodos de triagem nutricional em pediatria e discutir suas vantagens e desvantagens.Metodologia: Levantamento de artigos científicos publicados nas bases de dados SciElo, LILACS, PubMed eMedLine no período de 1995 a 2015, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram utilizados os descritores“nutritional screening”, “nutritional risk”, “nutritional assessment” e “children”. Foram incluídos estudosreferentes a ferramentas de triagem nutricional desenvolvidas para crianças e adolescentes, e excluídos aquelesconcernentes a adultos e idosos ou que traziam ferramentas criadas para doenças específicas. Resultado: Dasquatro ferramentas de triagem nutricional estudadas, o Screening Tool for Risk of Impaired Nutritional Statusand Growth (STRONGkids) foi apresentada como a ferramenta mais prática e de fácil utilização se comparadaas outras, podendo ser aplicada por qualquer profissional da saúde no momento da admissão do paciente.Conclusão: Com base nas características de cada método de triagem estudados, não se pôde eleger o maisadequado uma vez que todos apresentam limitações na sua aplicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-16
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).