Acolhimento e educação em saúde na sala de espera: avaliação da contribuição das ações para o atendimento odontopediátrico
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3643Palavras-chave:
acolhimento, educação em saúde bucal, odontopediatriaResumo
Objetivo: Identificar como atividades realizadas na sala de espera contribuem para o condicionamento da criança perante o tratamento odontológico, avaliando a percepção dos responsáveis quanto ao conhecimento de saúde bucal, a percepção das crianças quanto aos hábitos de higiene bucal, empatia com o dentista, envolvimento nas atividades propostas e comportamento durante a consulta. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado de março a junho de 2015, com 30 crianças que aguardavam o primeiro atendimento na Clínica Odontológica Integrada Infantil de uma faculdade pública do norte do Brasil. Crianças e responsáveis responderam a um questionário sobre conhecimentos de saúde bucal e a avaliação acerca da empatia com o dentista. Depois, participaram de atividades educativas e lúdicas promovidas na sala de espera, sendo avaliado seu envolvimento nas atividades pela aluna que executava a ação. Após o atendimento clínico, o aluno responsável pelo atendimento foi interrogado a respeito do comportamento da criança durante a consulta odontológica. Resultados: Há carência de conhecimentos básicos de saúde bucal, demonstrada pelasprincipais queixas dos responsáveis para buscar atendimento odontológico para as crianças:ter uma patologia já instalada (66,7%), a utilização de escova compartilhada (6,7%) e a não utilização do fio dental (66,7%). A maioria das crianças (96,6%) mostrou envolvimento satisfatório nas atividades e comportamento tranquilo (80,0%) durante o atendimento. Conclusão: As atividades de promoção de saúde podem contribuir para a aquisição de conhecimentos por parte das crianças e responsáveis, dando-lhes maior autonomia para o autocuidado, além de contribuir para um comportamento menos estressante e mais colaborador no tratamento odontopediátrico.
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