INCIDÊNCIA DE HELMINTÍASES EM CRIANÇAS COM IDADES ENTRE QUATRO E SEIS ANOS, RESIDENTES NA “COMUNIDADE JARDIM SANTO ANDRÉ” INCIDENCE OF HELMINTHIASIS IN CHILDREN AGED BETWEEN FOUR AND SIX YEARS-OLD THAT LIVES IN THE “COMUNIDADE JARDIM SANTO ANDRÉ”
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n16.371Palavras-chave:
incidência, helmintíases, crianças, pré-escolares.Resumo
Introdução: helmintíases constituem, atualmente, um problema de saúde pública e saneamento ambiental em países em desenvolvimento, devido a problemas como comprometimento de desenvolvimento físico e cognitivo, desnutrição, deficiências vitamínicas e anemia, principalmente em crianças em idade pré-escolar. Objetivo: verificar a incidência de helmintíases em crianças com idade pré-escolar, residentes na “Comunidade Jardim Santo André”, a fim de encaminhar aquelas que apresentarem helmintíases para tratamento e conscientizar a comunidade acerca do problema. Metodologia: após contato com chefes comunitários, foram distribuídos coletores Coprotest® aos responsáveis de crianças entre quatro e seis anos, residentes na comunidade e cadastradas no “Programa Leve Leite”. Uma semana depois, as amostras foram recolhidas, cadastradas e processadas de acordo com as instruções do fabricante. Os resultados foram entregues aos responsáveis, que receberam orientações básicas sobre as doenças. Resultados e discussão: apenas 53% dos 75 coletores entregues foram devolvidos com amostras, demonstrando falta de envolvimento dos responsáveis. Um coletor não possuía amostra suficiente, assim foram analisadas 39 amostras, sendo seis (15,4%) negativas, 16 (41,0%) positivas para uma espécie e 17 amostras (43,6%) positivas para mais de uma espécie. Os helmintos mais freqüentes foram Ancylostoma duodenale, Ascaris lumbricoides e Hymenolepis nana, independentemente do sexo e da idade da criança. Conclusão: em comunidades carentes, a intervenção por intermédio da identificação das helmintíases presentes na comunidade e de medidas educativas que conscientizem a população é essencial para melhorar a qualidade de vida, principalmente de crianças em idade pré-escolar, que apresentam maior risco de morbidade devido a helmintíases intestinais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).