ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MASTITE PUERPERAL NURSING ASSISTANCE TO PUERPERAL MASTITIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n16.376Palavras-chave:
amamentação, mastite puerperal, profissionais de enfermagem.Resumo
A mastite puerperal é um problema comum em mulheres que amamentam e uma importante causa de desmame precoce. Trata-se de um processo inflamatório das mamas, causado principalmente pela remoção ineficiente do leite, por fissuras e ingurgitamento mamário. Este estudo aborda a amamentação e suas intercorrências mais comuns, entre elas a mastite puerperal, e tem por objetivo estabelecer as principais causas de mastite em puérperas, além de apresentar as principais intervenções de enfermagem relacionadas à mastite. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, com levantamento de documentos para o esclarecimento do problema e atualizações de conhecimentos, além da discussão das contribuições culturais ou científicas existentes na literatura sobre a mastite. O estudo confirmou que a mastite puerperal é um dos fatores que levam as mães a desmamar seus bebês devido a fatores coadjuvantes, como a falta de informação em relação ao ato de amamentar, a higienização inadequada das mãos das puérperas e a falta de preparo das mamas durante a gravidez. Observa-se a importância da criação de programas de prevenção e educação às gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação, para que as mesmas se sintam amparadas e acolhidas pelos profissionais de saúde e não abandonem a amamentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).