Ações educativas como estratégias de redução para pé diabético

Autores

  • Renata da Silva Schulz Centro Universitário Jorge Amado
  • Brisa Alves Pereira de Moura Centro Universitário Jorge Amado
  • Ana Samira Madureira Lordelo Barreto Centro Universitário Jorge Amado
  • Monique Santos Santana Centro Universitário Jorge Amado
  • Júlia Pereira Rabêlo Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n50.3788

Palavras-chave:

diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé, prevenção primária

Resumo

Objetivo: Caracterizar as ações educativas utilizadas na prática clínica com paciente de pé diabético a partir de produções científicas. Métodos: Revisão integrativa realizada em julho de 2015, nas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed, Cumed e SciELO a partir da associação dos descritores: diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, atenção à saúde, úlcera do pé e prevenção primária. Foram incluídos os estudos publicados no período de 2010 a 2015 e excluídos os artigos que tratavam do cuidado com as úlceras já estabelecidas, artigos com metodologia relacionada a editoriais sobre o tema e os artigos repetidos. Resultados: Localizaram-se 88 artigos científicos, dos quais foram selecionados oito estudos, que evidenciaram a educação em saúde e a adesão dos pacientes às intervenções propostas como os pontos fundamentais a serem trabalhados na prática ambulatorial. Conclusão: Nota-se que o acompanhamento especializado para prevenir complicações nos membros inferiores dos pacientes, bem como o incentivo ao autocuidado/autocontrole são essenciais para as estratégias envolvidas. Os pacientes devem ser motivados a participarem ativamente do tratamento, por meio de orientações e conscientização sobre a doença, como promoção, prevenção e recuperação da saúde.

 

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Biografia do Autor

Renata da Silva Schulz, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em ciências do cuidado em saúde pela Universidade Federal Fluminense

Brisa Alves Pereira de Moura, Centro Universitário Jorge Amado

Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado

Ana Samira Madureira Lordelo Barreto, Centro Universitário Jorge Amado

Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado

Monique Santos Santana, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia

Júlia Pereira Rabêlo, Centro Universitário Jorge Amado

Acadêmica de enfermagem do centro universitário jorge Amado

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Publicado

2016-11-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO