PROPOSTA DE PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS, BASEADO NA RELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E DA COORDENAÇÃO MOTORA COM OS HÁBITOS DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS DE SETE ANOS EXERCISES PROTOCOL PROPOSAL BASED IN RELATION OF BALANCE AND THE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n11.408Palavras-chave:
crianças, equilíbrio, coordenação motora, atividade física.Resumo
Este estudo objetivou aplicar um protocolo de exercícios, a fim de verificar sua influência no equilíbrio estático e dinâmico, e na coordenação motora, assim como avaliar a interferência dos hábitos de vida diária no desempenho motor. A amostra foi constituída por 21 crianças de sete anos, alunas do Colégio Adventista de São Caetano do Sul, que foram avaliadas com base no Protocolo de Testes de Equilíbrio e Coordenação (LEFÈVRE, 1975) e do questionário (PAQ-C) que mede o nível de atividade física regular de crianças (CROCKER et al., 1997). Após avaliação, aplicamos, por oito semanas (uma sessão de 45 min por semana), um protocolo de exercícios lúdicos, a cujo término as crianças foram reavaliadas. Os dados foram analisados, observando-se o sucesso ou o insucesso para cada teste (tendo, como ideal, 75% de sucesso) e comparando- se as duas avaliações (inicial e final). O questionário resultou que as crianças apresentaram um nível baixíssimo de atividade física, sendo classificadas como sedentárias. Observou-se a melhora do equilíbrio estático e dinâmico pelo aumento da taxa de sucesso nos testes após a aplicação do protocolo de exercícios lúdicos. Sendo assim, concluiu-se que a realização de atividade física no dia-a-dia das crianças é de suma importância, a fim de se criar um estilo de vida mais saudável e facilitar o ganho de habilidades motoras futuras para essas crianças.Downloads
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