ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM OSTEOPOROSE E OSTEOARTROSE ASSOCIADAS: UMA REVISÃO LITERÁRIA PHYSIOTHERAPIC APPROACH IN OSTEOPOROSIS AND OSTEOARTHRITIS ASSOCIATED PATIENTS: A LITERARY REVIEW.

Autores

  • Magda Danelucci da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES
  • Rosamaria Rodrigues Garcia Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.442

Palavras-chave:

osteoartrose, osteoporose, reabilitação, ossos.

Resumo

O presente trabalho, por meio de revisão da literatura, abordou na introdução as duas patologias, osteoartrose e osteoporose, definições, prevalências e incidências, fatores de risco e tratamento fisioterapêutico, entre outros aspectos. No desenvolvimento, abordou aspectos fisioterapêuticos no tratamento dos portadores das duas patologias. Finalmente, foi proposto que a hidroterapia é um dos recursos mais adequados para o tratamento das duas patologias associadas, sendo que os demais recursos podem ser utilizados para o controle das dores, desde que aplicados pelo fisioterapeuta de forma adequada. Obejtivos: verificar, por meio de revisão bibliográfica, os procedimentos fisioterapêuticos utilizados em pacientes com osteoporose associada à osteoartrose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO