GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM COM LESÕES DE PELE NO CONTEXTO RURAL: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS

Autores

  • Gímerson Erick Ferreira Faculdades Integradas de Taquara
  • Patrícia Conferi Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samanta Andresa Richter Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edemilson Pichek dos Santos Faculdades Integradas de Taquara
  • Vilma Constância Fioravante dos Santos Faculdades Integradas de Taquara
  • Êrica Rosalba Mallmann Duarte Faculdades Integradas de Taquara

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol16n55.4832

Palavras-chave:

Pele, saúde da população rural, atenção primária à saúde, gerenciamento da prática profissional, enfermagem

Resumo

Introdução: A atenção primária à saúde (APS), eixo organizador e principal acesso dos usuários ao sistema de saúde, assume papel importante na proposição e no desenvolvimento de ações voltadas ao cuidado de pessoas com lesão de pele. O gerenciamento do cuidado voltado a essa especificidade é uma das responsabilidades do enfermeiro e, nesse sentido, é necessário que esse profissional esteja atento ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de habilidades voltadas para o gerenciamento das ações clínicas no cuidado prestado para que este seja efetivo. Objetivo: Conhecer as especificidades e configurações para o gerenciamento do cuidado de enfermagem com lesões de pele no contexto rural. Método: Estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, realizado com enfermeiros da APS de um distrito de saúde da área rural, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, cujos resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Os dados coletados foram sistematizados em três categorias temáticas: especificidades da assistência à pessoa com lesão de pele no contexto rural; métodos de intervenção do enfermeiro no gerenciamento do cuidado; e configurações para gestão de recursos no cuidado da pessoa com lesão de pele. Conclusões: As particularidades do cuidado com lesões de pele no contexto rural, a depender do modo como são gerenciadas, interferem na efetividade das ações empreendidas, sendo necessário que o enfermeiro esteja atento ao estreitamento do vínculo com o paciente e desenvolva métodos de intervenção capazes de otimizar as práticas de gerenciamento de recursos com vistas à integralidade do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gímerson Erick Ferreira, Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara – Taquara (RS), Brasil.

Patrícia Conferi Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS), Brasil.

Samanta Andresa Richter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS), Brasil.

Edemilson Pichek dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara – Taquara (RS), Brasil.

Vilma Constância Fioravante dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara – Taquara (RS), Brasil

Êrica Rosalba Mallmann Duarte, Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara – Taquara (RS), Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde: Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2012.

Ferreira GE, Rozendo CA, Santos RM, Pinto EA, Costa ACS, Porto AR. Características empreendedoras do futuro enfermeiro. Cogitare Enferm. 2013;18(4):688-94.

Pott FS, Ribas JD, Silva OBM, Souza TS, Danski MTR, Meier MJ. Algoritmo de prevenção e tratamento de úlcera por pressão. Cogitare Enferm. 2013;18(2):238-44.

Silva AK, Castoldi L, Kijner LC. A pele expressando o afeto: uma intervenção grupal com pacientes portadores de psicodermatoses. Contextos Clín. 2011;4(1):53-63.

Ruiz FVR, Nai GA. Leucoplasia bucal – que lesão é esta? Colloq Vitae. 2016;8(2):37-45.

Bertuzzi D, Paskulin LGM, Morais EP. Arranjos e rede de apoio familiar de idosos que vivem em uma área rural. Texto Contexto Enferm. 2012;21(1):158-66.

Santos VCF, Gerhardt TE. A mediação em saúde: espaços e ações de profissionais na rede de atenção à população rural. Saúde Soc. 2015;24(4):1164-79.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

Tavares DMS, Gávea Junior SA, Dias FA, Santos NMF, Oliveira PB. Qualidade de vida e capacidade funcional de idosos residentes na zona rural. Rev. Rene. 2011;12(n. esp.):895-903

Coêlho ADA, Lopes MVO, Melo RP, Castro ME. O idoso e a úlcera por pressão em serviço de atendimento domiciliar. Rev Rene. 2012;13(3):639-49.

Jesus PBR, Santos I, Brandão ES. A autoimagem e a autoestima das pessoas com transtornos de pele: uma revisão integrativa da literatura baseada no modelo de Callista Roy. Aquichan. 2015;15(1):75-89.

Joaquim FL, Camacho ACLF, Sabóia VM, Santos RC, Santos LSF, Nogueira GA. Impacto da visita domiciliar na capacidade funcional de pacientes com úlceras venosas. Rev Bras Enferm. 2016;69(3):468-77.

Sant’Anna CF, Cezar-Vaz MR, Cardoso LS, Erdmann AL, Soares JFS. Determinantes sociais de saúde: características da comunidade e trabalho das enfermeiras na saúde da família. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(1):92-9.

Santos JLG, Pestana AL, Guerrero P, Meirelles BSH, Erdmann AL. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Rev Bras Enferm. 2013;66(2):257-63.

Santos JLG, Lima MADS. Gerenciamento do cuidado: ações dos enfermeiros em um serviço hospitalar de emergência. Rev Gaúcha Enferm. 2011;32(4):695-702.

Sanna MC. A estrutura do conhecimento sobre administração em enfermagem. Rev Bras Enferm. 2007;60(3):336-8.

Silva JS, Fortuna CM, Pereira MJB, Matumoto S, Santana FR, Marciano FM, et al. Supervisão dos agentes comunitários de saúde na estratégia saúde da família: a ótica dos enfermeiros. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(5):899-906.

Garuzi M, Achitti MC, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. User embracement in the Family Health Strategy in Brazil: an integrative review. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144-9.

Roecker S, Budó MLD, Marcon SS. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(3):641-9.

Mattos RM, Melo FBS, Araújo AKC, Gomes GMS, Vasconcelos LDS, Souza LDT. Educação em saúde aos trabalhadores de enfermagem e acompanhantes sobre prevenção e tratamento de lesões de pele em dois hospitais de Petrolina-PE. Interfaces Rev Extensão UFMG. 2016;3(1):22-32.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS