AUTOMEDICAÇÃO NO TRATAMENTO DE SINTOMAS DE MANIFESTAÇÃO DE ESTRESSE POR DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol17n62.6285

Palavras-chave:

Automedicação, Discentes, Tratamento, Manifestação de Estresse.

Resumo

A automedicação é uma resultante de inúmeros fatores, dentre eles se destacam a dificuldade do acesso aos serviços de saúde e a necessidade de aliviar sintomas. Os universitários são umas das conjunturas sociais que mais praticam automedicação, onde a busca por meios que amenizem perturbações causadas ou intensificadas por razões emocionais. Os objetivos do estudo foram avaliar a frequência da automedicação praticada e descrever quais medicamentos foram os mais utilizados pela classe discente de uma Instituição de Ensino Superior no Estado do Ceará. Participaram da pesquisa 120 discentes. Para a coleta dos dados aplicaram-se três questionários: um questionário sobre o perfil sócio demográfico, um questionário semiestruturado a respeito da prática da automedicação e para avaliar as manifestações de estresse utilizou-se o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Destes, 96 alunos afirmaram fazer uso de medicamentos sem prescrição médica, correspondendo a 80% da amostra avaliada; enquanto 24 afirmaram que não, correspondendo a 20% dos discentes. Os medicamentos mais apontados foram os analgésicos e os AINES. O uso de fármacos para reversão de sintomas de manifestação de estresse é elevado nos discentes da instituição onde o presente estudo foi desenvolvido.

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Biografia do Autor

Francisco Clécio da Silva Dutra, Universidade Estadual do Ceará

Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil(2018)
Professor do Centro de Educação Especializada e Desenvolvimento Social , Brasil

Janiel Ferreira Felício, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

nsino Médio (2o grau) pela Escola de Ensino Médio José Joacy Pereira, Brasil(2016)

Inara da Silva de Moura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ensino Médio (2o grau) pelo E.E.M MENEZES PIMENTEL , Brasil(2016)

Cinthia Mendonça Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Saúde Coletiva AA UECE/UFC pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil(2012)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará , Brasil

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Publicado

2020-01-21