Assistência ao parto e puerpério hospitalar: satisfação de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.13037/2359-4330.8139Palavras-chave:
Enfermagem Obstétrica, Humanização do parto, Parto, Satisfação do PacienteResumo
O processo de parto e nascimento é um momento significativo na vida das mulheres. É de fundamental importância a realização de pesquisas sobre qualidade da atenção obstétrica nos serviços públicos de saúde. OBJETIVO: avaliar a satisfação de mulheres com a assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo de corte transversal e delineamento quantitativo, realizado com 55 puérperas em uma maternidade pública, no município de João Pessoa/PB. A coleta de dados foi realizada com instrumento constituído por perguntas pré-codificadas que avaliam as práticas assistências e opinião da mulher sobre a assistência recebida. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial, considerando nível de significância o valor de 5% (p-valor<0,05). RESULTADOS: a satisfação foi mais frequente entre as mulheres com ensino médio completo, que tiveram acompanhante, alimentação, técnicas de alívio da dor, privacidade e ambiência adequada, as que amamentaram, tiveram contato pela a pele e receberam informações quanto aos procedimentos do parto normal. CONCLUSÃO: busca-se uma assistência ao parto de qualidade, em que a mulher tenha a sensação de pertencimento do seu corpo e que os cuidados recebidos pelos profissionais de saúde sejam baseados em boas evidências científicas visando o bem-estar da mulher, do bebê e da família. As boas práticas obstétricas podem favorecer a satisfação das mulheres, enquanto intervenções rotineiras sem respaldo científico podem contribuir para a insatisfação da assistência recebida no processo do parto e puerpério hospitalar.
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