METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: relato de experiência do PET-Saúde interprofissionalidade
Active methodologies in interprofessional training
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol21.e20238614Palavras-chave:
Educação em saúde, Interprofissionalidade, Integralidade em saúdeResumo
Introdução: O modelo biomédico de atenção à saúde tem sido substituído pelo biopsicossocial, que apresenta como um dos seus pilares a Educação Interprofissional, cuja proposta está voltada para a potencialização das ações e dos serviços de saúde, através da reorientação das bases conceituais metodológicas presentes no processo de formação do profissional. Objetivo: Apresentar metodologias ativas interprofissionais vivenciadas por discentes participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/Interprofissionalidade. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de atividades desenvolvidas com ações de integração ensino-serviço-comunidade com carga horária de oito horas semanais, em um período de dois anos, entre março de 2019 a março de 2021. As equipes eram compostas por tutores (docentes), preceptores (profissionais em exercício) e estudantes (graduandos da área da saúde. Resultados: Foram explanadas quatro vivências obtidas através das atividades desenvolvidas no PET-SAÚDE/Interprofissionalidade, sendo elas: Compartilhando saberes, Oficina do portfólio coletivo, Oficina do diagnóstico situacional e planejamento estratégico e Role-play. Conclusão: As vivências contribuíram para o aprendizado da atenção ao paciente de forma integral e do trabalho cooperativo entre diferentes áreas do saber, com interprofissionalidade, tanto no ambiente acadêmico como no cenário de assistência à saúde.
Downloads
Referências
Aguiar RAT. A construção internacional do conceito de atenção primária à saúde (APS) e sua influência na emergência e consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Belo Horizonte, 2003. 166f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina.
Freire Filho JR, et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Rev. Saúde debate. 2019; 43 (1): 86-96. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S107
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Diário Oficial da União. 27 Ago 2008.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União. 4 Mar 2010.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Edital nº 10, 23 de Julho 2018. Seleção para o Programa De Educação Pelo Trabalho para a Saúde Pet-Saúde/Interprofissionalidade - 2018/2019. Diário Oficial da União. 23 Jul 2018.
Caipe. Centre for the Advancement of Interprofessional Education. United Kingdom: Center for The Advancement of Interprofessional Education - CAIPE, 2002.
Reeves S. Why we need interprofessional education to improve the delivery of safe and effective care. Rev. Interface: Botucatu. 2016; 20 (56): 185-197. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092
Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólios reflexivos: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Rev. Ciência e Saúde Coletiva. 2013; 18 (6): 1847-1856. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600035
Cotta RMM, et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Rev. Ciência e Saúde Coletiva. 2012; 17 (3). DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300026
Cardoso DAS, et al. Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo. Rev. Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro. 2015; 39 (3): 442-449. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00012015
Kleba ME, Krauser IM, Vendruscolo C. O planejamento estratégico situacional no ensino da gestão em saúde da família. Rev. Texto contexto enfer. 2011; 20 (1): 184-193. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072011000100022
Silva AK, et al. Planejamento Estratégico Situacional – PES: uma análise bibliométrica da produção científica brasileira. Rev. Serv. Público. 2017; 68 (2): 365-388. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1269
Dantas DS, et al. Biopsychosocial model in healt care: reflections in the production of functioning and disability data. Rev. Fisioter. Mov. 2020; 33. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5918.033.AO21
Moreira ASR, Kritski AL, Carvalho ACC. Determinantes sociais da saúde e custos catastróficos associados ao diagnóstico e tratamento da tuberculose. J. Bras. Pneumol. 2020; 46 (5). DOI: https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20200015
Costa PS, et al. Role-play: desenvolvendo habilidades e competências do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual. Revista de Contabilidade e Organizações. 2020; (14). DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.164092
Souza LN, et al. Inovação e Educação Empreendedora com o Modelo do Role-Play no Ensino Superior. Rev. GEINTEC. 2020; 10 (3): 5505-5516. DOI: 10.7198/geintec.v10i3.1448
Busse ACS, et al. Pet-Saúde: Interface entre a interprofissionalidade e o cuidado com as pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Rev. Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE. 2021; 7 (2). DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.580
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anne Araujo de Jesus Oliveira, Jailton Silva dos Santos, Lorena dos Santos Duarte, Paloma Andrade Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).