METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: relato de experiência do PET-Saúde interprofissionalidade

Active methodologies in interprofessional training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/2359-4330.8614

Palavras-chave:

Educação em saúde, Interprofissionalidade, Integralidade em saúde

Resumo

Introdução: O modelo biomédico de atenção à saúde tem sido substituído pelo biopsicossocial, que apresenta como um dos seus pilares a Educação Interprofissional, cuja proposta está voltada para a potencialização das ações e dos serviços de saúde, através da reorientação das bases conceituais metodológicas presentes no processo de formação do profissional. Objetivo: Apresentar metodologias ativas interprofissionais vivenciadas por discentes participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/Interprofissionalidade. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de atividades desenvolvidas com ações de integração ensino-serviço-comunidade com carga horária de oito horas semanais, em um período de dois anos, entre março de 2019 a março de 2021. As equipes eram compostas por tutores (docentes), preceptores (profissionais em exercício) e estudantes (graduandos da área da saúde. Resultados: Foram explanadas quatro vivências obtidas através das atividades desenvolvidas no PET-SAÚDE/Interprofissionalidade, sendo elas: Compartilhando saberes, Oficina do portfólio coletivo, Oficina do diagnóstico situacional e planejamento estratégico e Role-play. Conclusão: As vivências contribuíram para o aprendizado da atenção ao paciente de forma integral e do trabalho cooperativo entre diferentes áreas do saber, com interprofissionalidade, tanto no ambiente acadêmico como no cenário de assistência à saúde.

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Biografia do Autor

Anne Araujo de Jesus Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Medicina. Jequié-BA

Graduação em Medicina. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Medicina. Jequié-BA

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6539-3843

Jailton Silva dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA

Graduação em Fisioterapia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA, Brasil.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1421-7158

Lorena dos Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA

Graduação em Fisioterapia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA, Brasil.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0411-9493

Paloma Andrade Pinheiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA

Doutora em Ciências da Saúde. Graduação em Fisioterapia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Curso de Fisioterapia. Jequié-BA, Brasil.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7841-3620

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Publicado

2023-12-05

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ARTIGOS ORIGINAIS

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