A LIDERANÇA DO ENFERMEIRO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: revisão integrativa

INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/2359-4330.8813

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde, Gerenciamento da Prática Profissional, Liderança, Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

A liderança é fator primordial para um trabalho de qualidade e uma ação direcionada da enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. É preciso que o líder reúna competências e habilidades técnicas e relacionais para que seu trabalho tenha maior qualidade. Objetivo: Identificar como se dá a liderança do enfermeiro em unidades de terapia intensiva segundo a literatura. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura para identificar o perfil de liderança do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. Os estudos incluídos na amostra foram aqueles publicados entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, indexados na PubMed, BVS e LILACS, que respondessem à pergunta norteadora. Resultados e Conclusões: De forma crítica e reflexiva, cada uma das pesquisas contribui de maneira distinta para o processo de construção e reforço da liderança do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. Aspectos como a liderança ativa, a organização dos processos, a especialidade para pacientes com alta complexidade e a harmonização do ambiente de Unidade de Terapia Intensiva estão entre os pontos observados pelos autores. O estudo possibilitará pensar que uma liderança ativa promove continuidade, ordenação, confiabilidade e segurança, bem como será capaz de trazer enfoque para ações multiprofissionais, interdisciplinares, além de focar na qualidade assistencial de uma Unidade de Terapia Intensiva.

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Biografia do Autor

Fernanda Szlyjan Kremer, Enfermagem. Graduanda. Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Enfermeira, graduada pela Universidade Cesumar (2022), 3º Sargento de Saúde do Exército Brasileiro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. E-mail:
fernanda.kremer@hotmail.com

Brenda Camargo Chagas, Enfermagem. Graduanda. Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

 Enfermeira, graduada pela Universidade Cesumar (2022). Pós-graduanda modalidade Residência em Enfermagem em Gestão em Saúde
Pública pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: brendacamargochagas@gmail.com

Andressa Larissa Dias Müller de Souza, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Docente Unicesumar. Graduação em Enfermagem - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), Especialização modalidade Residência em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Londrina (2017), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2018), atualmente Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem como docente em graduação e pós-graduação; membro em Núcleo Docente Estruturante (NDE); Enfermeira em Terapia Intensiva Pediátrica; Neonatologia e Oncologia. Atuando principalmente nos temas: saúde materno infantil e tecnologias em Saúde. Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde - UFPR. Projeto de Pesquisa MSMH Brasil.

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO