FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ERA DIGITAL: transmídias, inclusão digital e extensão universitária
Nurse training and transmedia
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249524Palavras-chave:
Mídias Sociais;, Enfermagem, Inclusão Digital, Alfabetização Digital, Comunicação em saúdeResumo
Introdução: A saúde e educação de qualidade, a partir de ações inclusivas previstas nas metas dos globais, se integram na formação de enfermeiros, ancoradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Enfermagem (DCENf) para o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas complexas, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Nesse sentido, a integração dos recursos digitais3 na formação em enfermagem não apenas promove habilidades necessárias para navegar no futuro digital da saúde. Objetivo: Analisar processos transmidiáticos que tenham como princípio fomentar a inclusão digital entre estudantes de enfermagem. Método: Estudo descritivo, exploratório e documental. A fonte dos dados foram o relatório 2023 e as mídias sociais de um projeto de extensão universitário de um edital cujo objeto de ação é a inclusão digital. Resultados: Os conteúdos foram criados a partir de editores de imagens, compartilhados por diferentes mídias sociais e tiveram participação de dez estudantes do terceiro ao sétimo semestre, três mestrandos e quatro docentes facilitadores. Foram identificadas três tipologias em ordem sequencial para divulgação dos conteúdos: card, podcast e videográficos que dialogavam entre si sobre o mesmo tema para pautar o objeto de estudo de um artigo científico. Conclusões: A integração da transmídia e da inclusão digital na formação em enfermagem representa um paradigma emergente e fica evidente que as estratégias transmidiáticas não apenas enriquecem o processo de aprendizagem com experiências multimodais e interativas, mas também preparam os futuros profissionais de enfermagem para atuar em um cenário de saúde cada vez mais digitalizado e interconectado
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