FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ERA DIGITAL: transmídias, inclusão digital e extensão universitária

Nurse training and transmedia

Autores

  • Rita de Cássia Serra Furtado Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6638-9042
  • Nayure Lopes Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0006-9131-5578
  • Rúbia Gabriela Ferreira Lacerda Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0008-5808-6261
  • Elane Batista Moraes Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0008-7788-375X
  • Leovana dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0007-0572-1199
  • Raíssa Moura de Almeida Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0001-3515-4785
  • Jamily Silva Souza Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4792-5601
  • Nádile Juliane Costa de Castro Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7675-5106

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249524

Palavras-chave:

Mídias Sociais;, Enfermagem, Inclusão Digital, Alfabetização Digital, Comunicação em saúde

Resumo

Introdução: A saúde e educação de qualidade, a partir de ações inclusivas previstas nas metas dos globais, se integram na formação de enfermeiros, ancoradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Enfermagem (DCENf) para o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas complexas, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Nesse sentido, a integração dos recursos digitais3 na formação em enfermagem não apenas promove  habilidades necessárias para navegar no futuro digital da saúde. Objetivo: Analisar processos transmidiáticos que tenham como princípio fomentar a inclusão digital entre estudantes de enfermagem. Método: Estudo descritivo, exploratório e documental. A fonte dos dados foram o relatório 2023 e as mídias sociais de um projeto de extensão universitário de um edital cujo objeto de ação é a inclusão digital. Resultados: Os conteúdos foram criados a partir de editores de imagens, compartilhados por diferentes mídias sociais e tiveram participação de dez estudantes do terceiro ao sétimo semestre, três mestrandos e quatro docentes facilitadores. Foram identificadas três tipologias em ordem sequencial para divulgação dos conteúdos: card, podcast e videográficos que dialogavam entre si sobre o mesmo tema para pautar o objeto de estudo de um artigo científico. Conclusões: A integração da transmídia e da inclusão digital na formação em enfermagem representa um paradigma emergente e fica evidente que as estratégias transmidiáticas não apenas enriquecem o processo de aprendizagem com experiências multimodais e interativas, mas também preparam os futuros profissionais de enfermagem para atuar em um cenário de saúde cada vez mais digitalizado e interconectado

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Serra Furtado, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Acadêmica do 7ª semestre do curso de graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Pará (UFPA),  Belém, Pará, Brasil. Ex Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA). Atualmente Bolsista do Projeto de Extensão "Amazônidas: Pluralidades em formação e atuação em saúde" s e voluntária no Programa de Extensão Inclusiva Avançada - República de EMAÚS, Projeto Intitulado "Pequenos Amazõnidas" 

Nayure Lopes Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

 Acadêmica de Enfermagem, no 7 semestre, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia (GEDIVERSA), s. Está Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com projeto sobre Caracterização e Mapeamento das Políticas de Ação Afirmativa no Brasil (2023-2024). Membro do Programa de Extensão Inclusiva Avançada - República de Emaús, Projeto Pequenos Amazônidas. Faz parte do Programa de Extensão AMAZÔNIDAS: Pluralidades na formação e atuação em saúde. É monitora da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-PA). Cursou o ensino médio técnico integrado em Agropecuária, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), com projeto sobre as Múltiplas Estratégias de Economia Solidária: O Caso do Banco Tupinambá, do Moqueio e do E-dinheiro na Baía do Sol/Mosqueiro, Pará (2018-2019)

Rúbia Gabriela Ferreira Lacerda, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Graduanda em   Enfermagem, Faculdade da Amazônia, Belém, Pará, Brasil. Estudante de graduação em enfermagem, discente de iniciação cientifica da UFPA, monitora da Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará, realiza iniciação cientifica na Universidade Federal do Pará. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Está voluntária dos projetos de extensão "Amazônidas" Edital Navega Saberes" 2022 e 2023, Programa Pequenos Amazônidas Edital PROEXIA 2022 e do Projeto Amazônidas nas Ilhas/UNB/MS Edital PNVS/2022.

Elane Batista Moraes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Graduanda em Enfermagem, graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil Tem experiência na área de Enfermagem, desempenhando atividades técnicas de Assistência e Ação em Saúde. Temas de interesse: Saúde Mental no âmbito da Enfermagem, Ensino e Enfermagem, Enfermagem na Atenção da Saúde da Mulher e da Criança. É voluntária do Projeto Amazônidas-Pluralidades na Formação e Atuação em Saúde na Amazônia Paraense. 

Leovana dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Enfermagem (FAENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Graduanda em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Faz parte de uma comunidade quilombola (ARQUIM) Associação de Remanescente Quilombolas de Mupi. Meus interesses: urgência e emergência. É aluna voluntária de extensão universitária.

Raíssa Moura de Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF/UFPA), Belém, Pará, Brasil.  bolsista de mestrado da CAPES. integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia (GEDIVERSA), membro do Projeto de Extensão Amazônidas pela UFPA. Atuante na Linha de Pesquisa: Educação, Formação e Gestão para a práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico. Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e em Enfermagem em Uti Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduação em enfermagem pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel, Consultora em Amamentação pelo Instituto Mame Bem.

Jamily Silva Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Mestre em Enfermagem . Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF/UFPA), Belém, Pará, Brasil.Trabalha como enfermeira no IFPa onde também é presidente da Comissão de promoção à saúde e qualidade de vida do servidor; No IFPa participou do Grupo de Trabalho para o Plano de Contingenciamento à Covid 19. Atuou no Hospital Municipal de Castanhal (2015 a 2017) nos setores de Urgência e Clínica Médica. Foi tutora presencial da graduação em Enfermagem da faculdade Anhanguera (08/2016 a 08/2017). Tem curso de aperfeiçoamento em clínica médica pelo Hospital João de Barros Barreto. Atuou como professora no Instituto CDC e na escola EFAE (para o curso técnico de enfermagem), na Escola NEPAM (para o curso técnico em segurança do trabalho), lecionou também no SENAI (primeiros socorros), ministrou curso de qualidade de atendimento pela Escola de Governo do Pará; foi instrutora de turismo na MICROLINS, atuou como gerente na Secretaria de Turismo do Pará, como Agente Local de Inovação no SEBRAE e como analista de negócios na empresa de consultoria Inov Gestão. Experiências com treinamentos e palestras e na organização de eventos incluindo a modalidade Online. Formação Avançada em língua inglesa. Conhecimentos intermediários em informática. Atuação profissional e acadêmica entre os temas: saúde, educação, prevenção de doenças, urgência e emergência, qualidade de vida no trabalho, informações turísticas e administração pública do turismo.

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), Instituto de Ciência da Saúde (ICS), Belém, Pará, Brasil

Doutora em Ciências: socioambientais. Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF/UFPA), Belém, Pará, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisas na área de saúde e antropologia com ênfase em ensino, agravos e cultura de (e nas) populações tradicionais e vulneráveis da amazônia nos diversos ciclos de vida. Desenvolve atividades artísticas visuais que envolvem simultaneamente cultura e saúde coletiva com desdobramentos entre pintura e ensaios fotográficos a partir do fator amazônico.Possui experiência na assistência e gerência em atenção básica à saúde, com ênfase em saúde coletiva com populações tradicionais, gerência dos serviços de IST/AIDS, CTA, coordenação técnica de ensino profissionalizante, pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). É docente de nível superior desde 2009 e possui experiências extracurriculares como membro de comissão ética em pesquisa com seres humanos e colegiado de curso superior. Está coordenadora geral e científica do Departamento de Atenção Básica ABEn seção Pará.

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde