VIVÊNCIAS DE PRECEPTORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ACERCA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Vivências de Educação Popular em Saúde na Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249597Palavras-chave:
Educação em Saúde, Preceptores, Atenção Primária à SaúdeResumo
INTRODUÇÃO: A Educação Popular em Saúde (EPS) constitui uma prática voltada para criação de espaços de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais e usuários, privilegiando as relações horizontais. OBJETIVO: analisar as vivências de profissionais preceptores atuantes na Atenção Básica sobre a prática de EPS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório, com caráter transversal e natureza qualitativa, desenvolvido com 15 profissionais de diversas áreas, que atuam em uma cidade do interior de PE. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob parecer de número 5.820.014 e foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Estabeleceram-se três categorias: (1) Conceituando Educação Popular em Saúde; (2) Vivências de Educação Popular em Saúde e (3) Potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento das ações. Os participantes referiram que a prática de EPS se revela como uma ferramenta significativa para a promoção e proteção da saúde, através do compartilhamento de conhecimentos entre profissionais e a comunidade, fortalecendo vínculos e possibilitando a oferta de um cuidado integral e resolutivo. Apesar dos benefícios, algumas dificuldades são encontradas na implementação dessa prática, como a ausência de interesse da comunidade, a falta de infraestrutura adequada e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. CONCLUSÕES: Os resultados dessa pesquisa permitiram uma compreensão mais aprofundada das práticas de EPS realizadas pelos participantes, além disso, forneceu informações que podem ser utilizadas para elaboração de materiais destinados a auxiliar os preceptores no planejamento e execução de ações embasadas na EPS.
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