EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE

Experiências com a educação interprofissional no PET-Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249667

Palavras-chave:

Atenção Integral ao Idoso, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Serviços de integração docente-assistencial, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Introdução: Os idosos representaram um grupo de risco na pandemia da COVID-19, devido a multimorbidade e a imunossenescência, aumentando a mortalidade e contribuindo para a Síndrome pós-Covid-19. A Atenção Primária à Saúde (APS) é crucial na prevenção e reabilitação de idosos, sendo fortalecida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), pela integração ensino-serviço-comunidade e da educação interprofissional. Objetivo: Descrever as experiências de educação interprofissionais dos estudantes no PET-Saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência descritivo. O projeto durou um ano e foi composto por 16 profissionais de saúde e 60 estudantes dos cursos de enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, medicina e nutrição, divididos em cinco Grupos de Aprendizagem Tutorial, que realizaram cinco oficinas educativas em cinco Unidades de Saúde da Família em Recife-PE. O projeto teve fases de capacitação, territorialização e intervenção. Resultados: Na primeira fase, os participantes completaram cursos online sobre a saúde do idoso, posteriormente discutidos em rodas de conversa. Na fase de territorialização, 393 idosos foram visitados, identificando-se as diversas consequências da COVID-19 para a saúde deles. Na terceira fase foram realizadas oficinas de autocuidado, nutrição, prevenção de quedas, reabilitação física e saúde bucal, com cerca de 20 idosos por oficina. Conclusão: A experiência do PET-Saúde facilitou a educação interprofissional e a integração ensino-serviço-comunidade, promovendo uma visão holística do cuidado ao idoso por parte dos estudantes, e evidenciou a importância de programas interprofissionais para a formação de integral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Jade Souza Martins, Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife Brasil

Discente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife-PE, Brasil

Áchelles Monise Batista da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife Brasil

Discente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife-PE, Brasil

Isabel Maria Moura de Andrade, Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife Brasil

Discente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife-PE, Brasil

Suélem Barros de Lorena, Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife Brasil

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Thais Carine Lisboa da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife Brasil

Doutora em Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde