EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

Integration experience between undergraduate and postgraduate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249676

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem

Resumo

Introdução: A integração entre graduandos e pós-graduandos no contexto da formação acadêmica oferece benefícios para o processo ensino-aprendizagem e avanço na pesquisa. A enfermagem é uma área da ciência que tem avançado nas pesquisas para a formação profissional e a integração entre o ensino e a pesquisa tem ocasionado retornos positivos para o desenvolvimento de competências dos enfermeiros em formação. Objetivo: Relatar as etapas de uma atividade voltada à integração entre graduação e pós-graduação no contexto do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação que foi desenvolvido por quatro mestrandos durante a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, do Programa de pós-graduação em Enfermagem numa Universidade pública no interior do Ceará, localizada na região do Cariri. Resultados: A partir da identificação de necessidades dos graduandos e Serviço, foram pensados roteiros que, alinhados ao método SOAP, pudessem ser utilizados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Os mestrandos articularam o planejamento das ações com base no referencial teórico de Bollela, com identificação das competências a serem desenvolvidas e/ou adquiridas na experiência educacional nas dimensões: cognitiva, procedimental, relacional, afetiva. Conclusão: As etapas de atividade na integração entre graduação e pós-graduação proporcionaram avanços no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências pelos alunos da graduação por meio da experiência educacional e construção de roteiros para consultas de enfermagem, assim como, pelos mestrandos que foram mentores e facilitadores durantes todas as etapas de desenvolvimento.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.

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Biografia do Autor

Antonia Elizangela Alves moreira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira.  Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Mestre. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Camila Gonçalves Leonel, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira.  Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Antonio Coelho Sidrim, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Aline Sampaio Rolim de Sena, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Emfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Célida Juliana de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

Alissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutora. Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de medicina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Crato, Ceará, Brasil.

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde