ESTILO DE VIDA E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1718Keywords:
Estilo de Vida, Fatores Socioeconômicos, Docentes, Educação Física.Abstract
O estudo teve por objetivo analisar a relação entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico de docentes universitários dos cursos de Educação Física da UFSC. Participaram da pesquisa 30 professores voluntários (21 do sexo masculino e 9 do sexo feminino), os quais responderam a um questionário socioeconômico especificamente construído para a pesquisa e ao Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI). A análise dos dados, realizada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Versão 17.0), foi feita mediante a aplicação dos testes Exato de Fisher (análise das relações entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico dos docentes), e U de Mann Whitney (comparação das médias dos grupos nos componentes do PEVI), sendo adotado o nível de significância p? 0,05. Os resultados indicaram que houve relação (embora não significativa) entre o perfil socioeconômico e o estilo de vida adotado pelos docentes universitários. Os docentes com união estável (casados) possuíam melhores hábitos de vida quando comparados aos seus colegas de profissão sem união estável (solteiros, viúvos, desquitados e/ou divorciados). Complementarmente, percebeu-se que o fato de se ter uma renda inferior, ser mais jovem e ter menos dependentes da renda favoreceram a adoção de comportamentos e atitudes de vida mais saudáveis. Além da conscientização individual, é necessária a implantação de políticas públicas e programas de formação continuada aos docentes universitários da área, que abordem estas dimensões de maneira contínua e integrada e concretizem a adoção de hábitos comportamentais condizentes ao seu papel de educadores e de formadores de profissionais da saúde.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).