ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA: ESTUDO DE UMA CLÍNICA-ESCOLA NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ

Autores

  • Gisele de Souza Girardeli Universidade Tuiuti do paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Parana
  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do paraná
  • Jair Mendes Marques Universidade Tuiuti do paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1750

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Diagnóstico, Assistência ao paciente

Resumo

Introdução: As clínicas-escola são, de forma geral, unidades de apoio ao ensino e às atividades de extensão do curso de Fonoaudiologia, sendo que os serviços oferecidos nessas clínicas se vinculam ao atendimento da saúde pública da população. Objetivos: verificar a demanda da clínica-escola de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) de 2008 a 2011. Materiais e Métodos: o estudo foi realizado a partir da coleta e análise dos dados encontrados nos prontuários, obtendo as seguintes variáveis: ano de atendimento, sexo, faixa etária (no ingresso do serviço), encaminhamentos (quem encaminhou), procedência, acompanhantes, ocorrência (queixa referente à entrevista inicial), diagnósticos, desligamento e tempo de permanência de tratamento. Resultados: foram observados 208 prontuários, sendo 111 (53,36%) indivíduos do gênero masculino e 97 (46,63%) do gênero feminino. A idade média encontrada foi 21,11 anos. 164 (78,84%) pacientes são da capital. 152 (73%) pacientes vem para a clínica acompanhados. Verificou-se que 104 (48,8%) pacientes foram encaminhados por Profissionais da Saúde. As queixas mais incidentes são 135 (48,7%) alterações na linguagem oral, seguido por 48 (17,3%) problemas auditivos. Quanto ao parecer fonoaudiológico 107 (35,5%) prontuários apresentaram dificuldades na linguagem oral, seguida por 60 (19,9%) que apresentaram surdez. Conclusões: O alto índice de pacientes com parecer fonoaudiológico nas áreas da linguagem oral e surdez, evidencia a necessidade de serem direcionadas ações de prevenção e promoção da saúde voltadas à aspectos vinculados à oralidade e à surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Souza Girardeli, Universidade Tuiuti do paraná

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Tuiuti do paraná

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Parana

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela UFPR, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga. Pós doutora pelo Programa de Letras da UFPR, Doutora em História pela PUC/ São Paulo, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Giselle Massi, Universidade Tuiuti do paraná

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela UFPR, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Jair Mendes Marques, Universidade Tuiuti do paraná

Estatístico, doutor em Ciências Geodésicas, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS