APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR NAS SÉRIES INICIAIS E A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2131Keywords:
Educação Física e Treinamento. Aptidão Física. DocentesAbstract
Objetivo: Verificar se existem diferenças nos níveis de desempenho motor, entre escolares de séries iniciais que possuem aulas ministradas pelo profissional de Educação Física (escolas municipais) e aqueles que têm aulas ministradas pelo professor unidocente (escolas estaduais). Métodos: São sujeitos deste estudo, 488 escolares de séries iniciais de doze escolas do município de Santa Cruz do Sul (RS). Os componentes de desempenho motor avaliados foram a agilidade, velocidade e força de membros superiores e inferiores. Resultados: Os resultados demonstram que independente da rede de ensino, e da presença do profissional de Educação Física, os resultados ficaram abaixo dos índices desejados. As escolas que não possuem professor de Educação Física apresentaram os piores resultados nas avaliações, com exceção da força de membros superiores, para ambos os sexos, e velocidade, para o sexo feminino. Diferenças estatisticamente significativas só foram encontradas no teste de agilidade para o sexo masculino, com maior percentual de resultados insatisfatórios por alunos da rede estadual; e na avaliação da força de membros superiores, também para o sexo masculino, porém, com maior percentual de escolares da rede municipal com resultados abaixo do recomendável. Conclusão: Nossos resultados demonstram que, independente do profissional atuante nas séries iniciais, o desempenho motor dos escolares apresenta-se abaixo dos índices desejáveis; o que pode indicar que a Educação Física escolar está deixando de trabalhar valências importantes no desenvolvimento dos escolares e precisa ser revista e reformulada, a fim de proporcionar um nível satisfatório de esforços físicos, oportunizando o máximo de benefícios aos alunos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).