INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS

Autores

  • Uirassú Tupinambá Silva De Lima Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
  • Antonio Carlos Silva Costa Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2251

Palavras-chave:

Enfermagem, Pessoas com deficiência, perda auditiva, educação superior.

Resumo

Na atualidade, tem-se observado um aumento no número de pesquisas enfocando ainclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES).No entanto, nos cursos de graduação da área de saúde estas investigações aindasão restritas. Diante desta situação, o presente estudoteve como objetivo compreender o processo de inclusão de uma aluna comdeficiência auditiva em uma universidade pública. A metodologia utilizada foiuma pesquisa descritiva que se utilizou do estudo de caso e da análise deconteúdo. Os resultados evidenciam que a inclusão desta aluna tem ocorrido demaneira satisfatória em sua percepção por motivos como consciência, apoiofamiliar, enfrentamento, relações interpessoais, atendimento especializado,resiliência e envolvimento acadêmico. Conclui-se que a partir do depoimento daaluna foi possível verificar que o relacionar-se com as diferenças é muitoimportante para conscientização das pessoas em relação ao respeito à igualdade,à singularidade e à subjetivação de cadaum, visando à extinção do preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uirassú Tupinambá Silva De Lima, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Psicólogo. Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Professor do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac. E-mail:uirassulima@yahoo.com.br

Antonio Carlos Silva Costa, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

Sociólogo. Mestre e Doutor em Psicologia pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS