COMO A RESTRIÇÃO NA HABILIDADE DE NADAR (OCLUSÃO DOS ÓCULOS) PODE INFLUENCIAR A PERCEPÇÃO HOW THE RESTRICTION ON THE ABILITY TO SWIM (OCCLUSION OF GLASSES) CAN INFLUENCE THE PERCEPTION
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n19.333Keywords:
habilidade de nadar, restrição, percepção, sincronização, comportamento.Abstract
O objetivo deste estudo foi observar e compreender como a restrição na habilidade de nadar (oclusão dos
óculos) pode influenciar a percepção. A pesquisa se caracteriza como um estudo direto, sendo utilizada a
combinação da metodologia descritiva (quantitativa) e discursiva (qualitativa) sobre a situação-problema observada.
A amostra foi constituída por 11 voluntários, de ambos os sexos, todos em idade universitária.
Utilizou-se o cronômetro Seiko de cem memórias para registro do tempo percorrido nos 12,5m. Além disso,
toda a ação foi filmada (Sharp, modelo VL-AH131U, Hi 8, 14.345 MS, power zoom 16x). A perturbação nasincronização do nadar foi realizada de maneira que a luz emitida na retina configurava-se de acordo com o
nível de complexidade. A complexidade seguiu a lógica da restrição da luz por meio da oclusão dos óculos de
natação (utilizou-se papel para a realização do experimento). Cada nadador experimentou cerca de dez tentativas
em ritmo “tranquilo”. Ao final do experimento, todos responderam a um questionário estruturado com
perguntas abertas, e as mesmas foram analisadas segundo a técnica da análise de discurso, tendo como pressuposto
a teoria semiótica. Os resultados foram analisados pela correlação linear de Pearson (r) para verificação
da força tensional gerada no CAPn (campo atrativo perceptual do nadar), e a probabilidade aceita para este
estudo foi de 5% (p d” 0,05). Os resultados apresentaram uma correlação negativa significativa (r = – 0,4429;
Sy.x = 0,046; p < 0,0001) entre a aceleração (Ac = v/t2) dos nadadores e sua estratégia de nado (En = Fr/Am).
Quanto à representação simbólica descrita, após a sua ação, pode-se observar que há influência subjetiva deste
ambiente, independentemente da sua experiência. Acredita-se que há possibilidade de abordar o problema da
sincronização dando ênfase ao fenômeno da percepção na pedagogia do nadar, no campo profissional. Como o
nadador se encontra segregado e, ao mesmo tempo, unificado ao CAPn, poder-se-ia modificar o seu comportamento
e, portanto, interferir na sua auto-organização.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).