A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS THE ROLE OF NURSES IN THE ORGAN DONATIONS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n19.336Keywords:
transplantes, transplantes de órgãos, enfermagem.Abstract
A tarefa de aumentar o número de transplantes com suporte adequado é realizada pela equipe de captação de órgãos, que possui funções de identificação do possível doador de órgãos e tecidos, realização da proposta ao familiar sobre o consentimento da doação, orientação sobre o processo de captação e transplantes de órgãos, sempre ressaltando os benefícios que tal processo proporciona aos receptores, e ainda evita que qualquer dúvida paire sobre quaisquer etapas desse evento, com destaque para o enfermeiro, que visa a organizar esse processo dentro do cenário nacional. Descrever a importância do papel do enfermeiro no processo de captação de órgãos no Brasil. O trabalho em questão é uma pesquisa bibliográfica. Os potenciais doadores são, na maioria, vítimas de trauma ou acidente vascular encefálico, que podem desenvolver morte encefálica, mas, para que seja efetivada a doação, faz-se necessária a sua identificação como possível doador, para assim acionar-se a organização de procura de órgãos, que será responsável por todo o processo de captação e pela equipe de transplante dos órgãos. Esse trabalho procurou esboçar a importância do papel do enfermeiro, profissional fundamental, que atua à frente de todo o processo de captação de órgãos, desde a existência de um possível doador até a devolução do corpo aos familiares, e que estende suas atividades à divulgação e à desmistificação do tema. Portanto, diante do exposto, verifica-se que o papel do enfermeiro na captação de órgãos é de grande relevância, pois é ele o elo entre equipe/ família/doador/receptor.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS DE REVISÃO
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).