HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n18.351Keywords:
hemofilia, fator VIII e IX de coagulação, coagulopatias, enfermagem em coagulopatias.Abstract
A hemofilia é uma doença hereditária de gene recessivo e ligada ao cromossomo X, de modo que a mulher é apenas portadora. Apresentar uma revisão literária sobre a patologia hemofilia e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma alteração genética e hereditária, devido à falta ou à diminuição dos fatores VIII e IX da coagulação; portanto, o sangue demora a formar um coágulo ou, quando este é formado, não é efetivo. Seu principal sintoma é a hemorragia causada por traumas que, geralmente, ocorrem em regiões cutâneo-mucosas, musculares, tecidos moles, articulares e viscerais, e sua gravidade depende da localização e do grau hemorrágico. A confirmação do diagnóstico é feita por exames laboratoriais que avaliam a hemostasia e testes que estudam a fibrinólise, tempo de protrombina e trombina. O tratamento das crises é feito por reposição dos fatores de coagulação ou agentes antifibrinolíticos. Apesar do avanço tecnológico e das pesquisas na área da saúde, ainda existem poucos profissionais capacitados para diagnosticar e para cuidar dos portadores dessa doença; portanto, ter uma equipe de enfermagem com enfermeiro capacitado para a assistência ao portador de hemofilia é de suma importância, pois, devido à sua formação, assiste aqueles holisticamente. Apresentar e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença e, assim, colaborar com informações necessárias para sua formação, além de ser fonte de consulta para a realização de trabalhos acadêmicos e a divulgação da importância do tema.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS DE REVISÃO
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).