AVALIAÇÃO DO GRAU DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL SOBRE OS MALEFÍCIOS DA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL E O USO DE PROTETOR SOLAR EVALUATION OF THE DEGREE OF THE POPULATION INFORMATION OF SÃO CAETANO DO SUL ON THE HARM OF EXTREME SUN EXPOSURE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n17.358Keywords:
raios UV-A e UV-B, exposição solar, filtro solar, câncer de pele.Abstract
Estudos revelam que, com a destruição da camada de ozônio, os raios solares estão chegando em maior quantidade à Terra. Esses raios são os UV-A e UV-B. A radiação solar é fundamental à vida, mas, quando em excesso, pode acarretar alguns malefícios ao organismo, como o câncer de pele, queimaduras e o envelhecimento precoce, por exemplo. Evidências mostram que, com a mudança de hábito da população em relação à exposição solar e com a falta de informação, houve um aumento na incidência desses malefícios à pele. A maneira mais correta de se evitarem os malefícios que a exposição solar pode acarretar é o uso de barreiras físicas ou químicas, que podem ser roupas, mudança para hábitos corretos de exposição e o uso de filtros solares adequados para cada tipo de pele. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento e de informação da população em relação aos malefícios da exposição excessiva ao sol, bem como sobre o uso de filtro solar. Os resultados obtidos apontam a necessidade de campanhas que incentivem mais o uso de protetor solar e a conscientização sobre os malefícios da exposição prolongada ao longo dos anos, pois os dados demonstraram que se conhecem os problemas, mas não se atentam à prevenção mesmo assim.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).