AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE IMES EVALUATION OF THE QUALITY OF CARE PROVIDED AT THE IMES UNIVERSITY PHYSIOTHERAPY CLINIC
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n14.384Keywords:
Qualidade, atendimento fisioterapêutico, dor, capacidade funcional, humanização.Abstract
O presente trabalho avaliou a qualidade do atendimento prestado na clínica de fisioterapia da Universidade IMES, por meio de um questionário anônimo, respondido por pacientes que estavam em atendimento nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Traumatologia e Angiologia ou Saúde Coletiva. O objetivo específico era identificar os efeitos do atendimento fisioterapêutico na dor e na capacidade funcional dos pacientes. Os resultados finais comprovaram que a maioria dos pacientes referiu que não tinha problemas com os funcionários da portaria, da recepção, da limpeza, com estagiários e com os supervisores. A maioria dos pacientes considerou o atendimento prestado pelos alunos e pelos supervisores como ótimo. Todos os pacientes atendidos indicariam a clínica de fisioterapia para as outras pessoas. Observou-se que houve melhora da dor na Escala Visual Analógica, diminuindo, em média, de 7 para 4. Também houve melhora da capacidade funcional para subir escadas, caminhar, ficar em pé, ficar sentado, lavar a louça, agachar, estender a roupa e para tomar banho. Os pacientes sugeriram algumas mudanças ou melhorias, sendo uma delas o transporte, que muitas vezes faz com que o paciente se atrase para a terapia, assim como o tempo de espera para iniciar o tratamento, a abertura de mais vagas para a hidroterapia, o aumento da freqüência do atendimento e a providência de mais um chuveiro no vestiário feminino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).