BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ADOLESCENTES BARRIERS FOR THE PRACTICAL ONE OF PHYSICAL ACTIVITIES BETWEEN THE ADOLESCENTS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n4.464Abstract
O presente estudo tem como objetivo avaliar as principais barreiras para a prática de atividade entre adolescentes estudantes das escolas estaduais de São Caetano do Sul. Para isso, foi aplicado o questionário Internatinal Phisical Active Questionary (IPAQ) para avaliar o nível de atividade física. Foram obtidos também dados de peso e altura para realizar o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), a fim de classificar o estado nutricional dos indivíduos, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O questionário também avaliou as principais barreiras apontadas pelos adolescentes, onde se constatou que a falta de equipamento, de conhecimento em como se exercitar, de clima adequado, de tempo, de diversão a partir do exercício e de locais apropriados para a prática dos exercícios foram os itens mais citados, o que indica a necessidade de ampliar os programas que promovem a atividade física sem sistematização de exercícios, para assim diminuir o sedentarismo e suas conseqüências entre os adolescentes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).