ESTUDO DA ESTABILIDADE ACELERADA DE SOLUÇÃO ORAL DE PARACETAMOL 200mg/mL, DISTRIBUÍDA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS ACCELERATED STABILITY STUDY OF ORAL SOLUTION OF PARACETAMOL DISTRIBUTED IN THE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Autores

  • Gabriela Niero dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Cícera Cristina Vidal Aragão Universidade Municipal de São Caetano do Sul - FarmaUSCS
  • Cássia Maria Furlan Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF/USP; Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n22.509

Palavras-chave:

paracetamol, solução oral, estabilidade acelerada.

Resumo

O paracetamol é um fármaco de ação analgésica e antipirética, obtido através da metabolização da fenacetina, um analgésico derivado do alcatrão. Seu mecanismo de ação consiste em inibir a enzima responsável pela síntese de prostaglandina no cérebro, reduzindo a febre e induzindo a analgesia. O objetivo desse trabalho foi avaliar as possíveis alterações físicas e químicas da solução de paracetamol distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do estudo de estabilidade acelerada. Cada amostra foi armazenada em condições ambientais diferentes e foi analisada no momento inicial, após 60 dias e após 90 dias. As amostras foram examinadas segundo a Farmacopeia brasileira, quarta edição, nos requisitos de aspecto, pH e doseamento. Através do referido estudo, foi possível verificar que o método de espectrofotometria em UV não é recomendado para estudos de estabilidade térmica de solução de paracetamol, por sofrer interferência de seu produto de degradação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS