LESÕES EM ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE UM CLUBE DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n26.1066Palabras clave:
Epidemiologia descritiva, Futebol, Lesões esportivas.Resumen
Introdução: O futebol é o esporte mais praticado no Brasil e no mundo. Devido a sua competitividade, tem exigido dos atletas, um condicionamento físico cada vez mais intenso. Aqueles atletas que não se enquadram nessa nova realidade, têm exposto suas estruturas musculoesqueléticas a diversas lesões. Objetivo: Estudar o perfil das lesões em atletas de futebol de campo profissional de um clube profissional na cidade de Campina Grande – Pb. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal com abordagem quantitativa. Participaram desse estudo 19 atletas. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado. Os resultados foram armazenados e analisados no Excel® v.2007. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa do centro de ensino superior e desenvolvimento – CESED de Campina Grande através do protocolo: 0056.0.405.000-09. Resultados: Um total de 20 lesões foram registradas durante a temporada 2009. A posição de atacante foi a mais ocorrente (31,5%). A região mais acometida foi a da coxa (30%) e o diagnóstico estiramento muscular ou entorse com 20% do total. Quanto à gravidade das lesões 75% foram moderadas gerando um afastamento de 8 a 21 dias e 70% sem contato físico. Conclusão: Diante da nova realidade do futebol mundial, faz necessária uma preparação física cada vez mais rigorosa, sobretudo na tentativa de reduzir a incidência ou mesmo a gravidade das lesões.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-03-23
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).