IDADE E PESO CORPORAL INFLUEM NO CUIDADO COM A SAÚDE E NO ESTILO DE VIDA? UM ESTUDO DE CASO DO AGE AND BODY WEIGHT HAVE ANY INFLUENCE UPON HEALTH CARE AND LIFE STYLE? A CASE STUDY

Autores

  • Marcy Garcia Ramos Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  • Mariângela Gagliardi Caro Salve Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  • Aguinaldo Gonçalves Universidade Estadual Paulista – Unesp/Botucatu; Universidade de São Paulo – USP; Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas; Universidade Estadual de Campinas – FEF/Unicamp.
  • Carlos Roberto Padovani Universidade de São Paulo – Esalq/USP; Universidade Estadual Paulista – Unesp/Botucatu.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n25.1114

Palavras-chave:

índice de massa corporal, estilo de vida, atividade física, tabagismo, cuidado à saúde.

Resumo

Detalhou-se neste estudo a prática de atividade física, tendo como enfoque a resistência muscular localizada desenvolvida. Nesse contexto, avaliou-se a eventual influência da idade e do IMC sobre a atualização do exame médico periódico e no hábito de tabagismo, dentre uma série de variáveis de saúde (estilo de vida, estado de saúde e percepção geral de saúde). As participantes são 243 mulheres, com média de idade de 27,1 anos. Os resultados obtidos permitem concluir que as pessoas com idades mais avançadas predominam na atualização do último exame médico periódico em grau intermediário (37,8%), e sem distribuição preferencial quanto à adoção ou não de tabagismo (29,3% – 27%). O IMC não influiu sobre nenhuma das duas variáveis dependentes. O estudo indica que, com a prática constante da atividade física, a pessoa passa a desconsiderar a avaliação da saúde através de exames médicos, talvez com a pseudossensação de segurança de que já lhe tenha sido atendida a saúde física e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS