Padrão do Sono em Universitários Brasileiros e a sua Relação com a Prática de Atividades Físicas: uma Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n30.1377Palabras clave:
Sono, distúrbios do sono por sonolência excessiva, atividade físicaResumen
Introdução: Nos últimos anos tem aumentado a preocupação em relação ao padrão de sono de estudantes universitários. Esta parcela da população parece ter uma maior propensão em manter um estilo de vida inadequado, como hábitos noturnos, sedentarismo e consumo de drogas durante o ensino superior, podendo acarretar em problemas relacionados ao padrão do sono. Contudo, não há uma sistematização dos achados sobre o padrão do sono e fatores associados em estudantes universitários brasileiros. Objetivo: Revisar a literatura sobre o padrão de sono e sua relação com a prática de atividades físicas em universitários brasileiros. Materiais e Métodos: A busca dos manuscritos foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed e ScIELO e no site de busca Google Acadêmico. Resultados: Universitários apresentam-se como um grupo de risco para o desenvolvimento de distúrbios relacionados ao sono, especialmente a sonolência diurna excesiva, podendo interferir diretamente em sua saúde e em seu rendimento acadêmico. Quanto à associação entre o sono e a atividade física, devido à escassez de estudos nacionais com estudantes universitários não foi possível determinar se estas variáveis estão relacionadas e, tampouco, qual é a magnitude desta relação. Conclusão: De acordo com os achados do presente estudo de revisão, evidencia-se a necessidade de programas que propiciem condições e estímulo a hábitos de sono mais saudáveis e prática regular de atividades de físicas visando à melhoria da saúde e qualidade de vida de universitários brasileiros, bem como maior investigação sobre a relação entre o sono e atividade física desta parcela da população.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).