A EFICIÊNCIA DA MOBILIZAÇÃO NEURAL NA REABILITAÇÃO DA LOMBALGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n31.1390Palabras clave:
Lombalgia, Técnicas de Exercício e de Movimento, ReabilitaçãoResumen
Introdução: A mobilização neural é uma opção de tratamento para pacientes com distúrbios neurais que utiliza técnicas específicas para restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso, o que promove não só o retorno das suas funções normais, mas também das estruturas músculo-esqueléticas que recebem sua inervação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência da mobilização neural na reabilitação da lombalgia. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, revistas e periódicos publicados em bases de dados SciELO, Bireme, Lilacs e Google acadêmico, utilizando as palavras chaves Lombalgia, Sistema Nervoso, Mobilização Neural e Terapia Manual, no período de outubro a dezembro de 2010. Após a seleção de todo o material literário publicado entre os anos 2000 a 2010 foram realizadas leituras explorativas e analíticas. Resultados: A mobilização neural tem sido utilizada como método de avaliação e tratamento das mais diversas patologias que acometem o sistema nervoso e as estruturas por ele inervadas, pacientes com lombalgia tratados com mobilização neural obtiveram uma redução da sintomatologia dolorosa, melhora da qualidade de vida e retorno as atividades de vida diária. Conclusão: A Mobilização Neural pode auxiliar na diminuição da dor e melhorar a função, possibilitando o tratamento de pacientes com lombalgias relacionadas ao envolvimento neural, através de suas técnicas de avaliação e tratamento. Porém com a gama diversa de terapias disponíveis ao fisioterapeuta, é importante que este pratique uma terapia efetiva, baseada em evidências, de acordo com a avaliação clínica do paciente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).