LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND, PARANÁ, E SISTEMAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

Autores/as

  • Edmar da Silva Oliveira
  • Nelson Douhi

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1471

Palabras clave:

Aedes aegypti, controle, dengue, prevenção.

Resumen

Introdução: dengue é a mais importante doença viral transmitida por artrópode de relevância em Saúde Pública, que vem preocupando a sociedade. Objetivo: o estudo teve como objetivo realizar o levantamento da ocorrência de casos de dengue notificados e confirmados, e as medidas adequadas que podem ser realizadas pela população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Materiais e métodos: a pesquisa foi realizada no município de Assis Chateaubriand - PR, este trabalho enquadrou-se como um estudo observacional, através do levantamento dos casos suspeitos (clínica e epidemiologicamente) e a identificação dos casos positivos (clínica e laboratorialmente), dividindo o perímetro urbano em 14 localidades, com estudo em três etapas: 2007, 2008 e 2009 cada etapa desenvolvido no período de janeiro a dezembro de cada etapa, e as medidas que devem ser desenvolvidas na prevenção e combate a dengue. Resultados: o total de casos de dengue notificados e confirmados no período estudado no município de Assis Chateaubriand, paranaense, foi de 453 casos notificados e 272 casos confirmados, com uma epidemia em 2009. Conclusão: mas através da participação da população no controle vetorial, por meio de ações simples para evitar o surgimento de criadouros que favoreça o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, é de fundamental importância para evitar epidemias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmar da Silva Oliveira

Tecnólogo em Meio Ambiente com ênfase em saneamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduando em Geografia interação em meio ambiente Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP, Assis Chateaubriand, Paraná.

Nelson Douhi

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor do curso de geografia doCentro Técnico-Educacional Superior do Médio Oeste Paranaense (CTESOP).

Publicado

2012-09-27

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS