ESTILO DE VIDA E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1718Palabras clave:
Estilo de Vida, Fatores Socioeconômicos, Docentes, Educação Física.Resumen
O estudo teve por objetivo analisar a relação entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico de docentes universitários dos cursos de Educação Física da UFSC. Participaram da pesquisa 30 professores voluntários (21 do sexo masculino e 9 do sexo feminino), os quais responderam a um questionário socioeconômico especificamente construído para a pesquisa e ao Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI). A análise dos dados, realizada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Versão 17.0), foi feita mediante a aplicação dos testes Exato de Fisher (análise das relações entre o estilo de vida e o perfil socioeconômico dos docentes), e U de Mann Whitney (comparação das médias dos grupos nos componentes do PEVI), sendo adotado o nível de significância p? 0,05. Os resultados indicaram que houve relação (embora não significativa) entre o perfil socioeconômico e o estilo de vida adotado pelos docentes universitários. Os docentes com união estável (casados) possuíam melhores hábitos de vida quando comparados aos seus colegas de profissão sem união estável (solteiros, viúvos, desquitados e/ou divorciados). Complementarmente, percebeu-se que o fato de se ter uma renda inferior, ser mais jovem e ter menos dependentes da renda favoreceram a adoção de comportamentos e atitudes de vida mais saudáveis. Além da conscientização individual, é necessária a implantação de políticas públicas e programas de formação continuada aos docentes universitários da área, que abordem estas dimensões de maneira contínua e integrada e concretizem a adoção de hábitos comportamentais condizentes ao seu papel de educadores e de formadores de profissionais da saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).