FATORES DE CRESCIMENTO NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS DIABÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1996Palabras clave:
Fator de crescimento epidermal, fator de crescimento fibroblástico, fator de crescimento derivado de plaquetas, fator de crescimento endotelial vascularResumen
Introdução: A neuropatia diabética é a complicação crônica mais prevalente do Diabetes mellitus, e é relacionada com elevado risco de úlceras e amputações, retardo da cicatrização e maior risco de infecções. O uso tópico dos fatores de crescimento (GF) pode representar importante elemento coadjuvante no tratamento de úlceras diabéticas por suas propriedades angiogênica e mitogênica. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi realizar revisão bibliográfica de trabalhos experimentais e ensaios clínicos utilizando topicamente os fatores de crescimento derivado de plaquetas, insulínico, epidermal, fibroblático básico e endotelial vascular. Resultados e conlusões: Os resultados apresentados foram promissores na aceleração da cicatrização de úlceras diabéticas e na prevenção de amputações, principalmente quando os mesmos foram utilizados em associação, ou em veículos de tecnologia avançada, como géis tridimensionais de colágeno, hidrogéis ou colágeno hidrolizado, colágeno reticulado, esponja de colágeno gelatinosa, proteínas de fusão (vitronectina), micro esferas de gelatina, encapsulamento em nanopartículas e derme artificial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).