ASSOCIAÇÃO ENTRE VARIAVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2250Palabras clave:
Aptidão física, Adolescente, Composição Corporal.Resumen
Introdução: A prática de atividade física está associada a melhores níveis de aptidão física e consequente diminuição na prevalência de doenças crônico-degenerativas. A composição corporal é um componente da aptidão física e importante fator na saúde de um adolescente. A literatura apresenta um elo entre uma adequada aptidão física e composição corporal na saúde dos indivíduos. Objetivo: Associar as variáveis de composição corporal e aptidão física em adolescentes. Materiais e Métodos: Foram avaliados 38 adolescentes (24 do sexo feminino e 14 do sexo masculino) com idade de 15,92±0,818, estudantes do ensino médio de um colégio particular de Curitiba. Como instrumento foi utilizada a bateria de testes PROESP-BR. Utilizou-se a equação de Slaughter para o cálculo de percentual de gordura (%G) em crianças e adolescentes, assim como a massa muscular (MM). Resultados: Detectou-se correlações significativas diretamente proporcionais entre as variáveis: força MMII e %G (r= 0,24; p= 0,03), velocidade e dobra cutânea (DC) supra espinhal (r= 0,29; p= 0,00), agilidade e DC supra espinhal (r= 0,30; p= 0,00). E correlações inversamente proporcionais entre: força MMII e a DC supra espinhal (r= -0,45; p= 0,00), força MMII e DC tricipital (r= - 0,23; p= 0,03), força MMII e DC subescapular (r= - 0,30; p= 0,00). Conclusão: Maiores níveis de força de MMII esta associada a menores taxas de adiposidade. Critérios preventivos para o acumulo de gordura em adolescentes poderiam auxiliar na promoção da saúde.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-11-28
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).