INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2251Palabras clave:
Enfermagem, Pessoas com deficiência, perda auditiva, educação superior.Resumen
Na atualidade, tem-se observado um aumento no número de pesquisas enfocando ainclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior (IES).No entanto, nos cursos de graduação da área de saúde estas investigações aindasão restritas. Diante desta situação, o presente estudoteve como objetivo compreender o processo de inclusão de uma aluna comdeficiência auditiva em uma universidade pública. A metodologia utilizada foiuma pesquisa descritiva que se utilizou do estudo de caso e da análise deconteúdo. Os resultados evidenciam que a inclusão desta aluna tem ocorrido demaneira satisfatória em sua percepção por motivos como consciência, apoiofamiliar, enfrentamento, relações interpessoais, atendimento especializado,resiliência e envolvimento acadêmico. Conclui-se que a partir do depoimento daaluna foi possível verificar que o relacionar-se com as diferenças é muitoimportante para conscientização das pessoas em relação ao respeito à igualdade,à singularidade e à subjetivação de cadaum, visando à extinção do preconceito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-11-28
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).