VIVER SAUDÁVEL: SIGNIFICADO ATRIBUÍDO PELA EQUIPE DE SAÚDE E LÍDERES COMUNITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2264Palabras clave:
Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem em Saúde Comunitária, Programa saúde da família, Promoção da saúdeResumen
Objetivou-se conhecer o significado de viver saudável para profissionais que compõem uma equipe de Estratégia Saúde da Família e líderes comunitários, bem como identificar elementos que contribuam para o viver saudável. Metodologia: Pesquisa exploratória, qualitativa realizada com 9 profissionais da equipe de saúde da família e 2 líderes de uma comunidade socialmente vulnerável, localizada na região central do RS. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi estruturada, entre os meses de janeiro e março de 2012. Resultados: Os dados analisados com base nos pressupostos de Bardin resultaram nas seguintes categorias: Significando o viver saudável, Interveniências favoráveis e desfavoráveis da Estratégia de Saúde da Família e A interferência político-partidária no processo de viver saudável. Considerações Finais: Conclui-se que o significado de viver saudável evidenciado neste estudo está sintonizado com os princípios da OMS, a Carta de Ottawa e com a VIII Conferência Nacional de Saúde, os quais remetem aos direitos, deveres e responsabilidades dos principais atores sociais comprometidos com o processo saúde/doença.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).