Fatores determinantes da adesão de hipertensos a conduta dietoterápica

Autores/as

  • Lais Tatiele Massing
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2473

Palabras clave:

nutrição

Resumen

Introdução: No Brasil, a hipertensão é um grave problema para a saúde pública. Cerca de 17 milhões de brasileiros são hipertensos, dos quais 35% são adultos com 40 anos ou mais. Objetivo: O estudo objetivou avaliar os fatores determinantes da adesão de hipertensos a uma conduta dietoterápica. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em um município do noroeste do Rio Grande do Sul, com 95 adultos e idosos cadastrados como hipertensos no programa Estratégia Saúde na Família I (ESF I). A amostra foi do tipo não probabilística, e os dados foram coletados por meio da técnica de seminário; na organização deste levaram-se em conta tópicos para discussão em pequenos grupos, com exposição na plenária final para validação. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise temática, cujos resultados permitem inferir que os hipertensos têm conhecimento sobre a conduta dietoterápica recomendada como terapêutica não farmacológica. Resultados: Os motivos apontados como determinantes da falta de cuidado no controle da hipertensão são fatores intrínsecos, como as características pessoais de negação da doença, teimosia, compulsão e negligência; como fatores extrínsecos, foram apontadas a situação financeira e a dificuldade de acesso ao alimento integral. Discussão: A cronicidade dessa enfermidade gera um impacto muito grande na vida das pessoas e impõe adaptações. Os fatores culturais influenciam o modo de agir frente às situações de saúde ou doença. Conclusão: O estudo permitiu observar o conhecimento dos pacientes quanto ao tratamento não medicamentoso e notou a importância de novas estratégias de controle da hipertensão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lais Tatiele Massing

Nutricionista, especialista em gestão de negocioes em alimentação coletiva, cursando especialização em nutrição clínica. Atualmente atuando em saúde pública e merenda escolar

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Mestrado em Envelhecimento Humano, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Universidade de Passo Fundo – UPF, líder do Grupo de Pesquisa Vivencer CNPq/UPF.

Publicado

2015-03-16