INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM UTILIZADAS NO RASTREAMENTO PRECOCE DO CÂNCER CERVICO UTERINO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2530Palabras clave:
Prevenção de câncer do colo uterino, neoplasias do colo do útero, enfermagemResumen
Introdução: o câncer cérvico uterino (CCU) é muito frequente em todo o mundo. Se diagnosticadoprecocemente, apresenta um potencial de prevenção e cura de aproximadamente 100%. Objetivo:descrever o conhecimento nacional produzido sobre as intervenções utilizadas na detecção precoce doCCU. Método: revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e nabiblioteca eletrônica SciELO, no mês de agosto de 2012 com a associação dos descritores “prevençãode câncer do colo uterino”, “neoplasias do colo do útero” e “enfermagem”. Para descrição das pesquisasselecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados porsimilaridade. Desenvolvimento: Todas as intervenções, sejam elas sociais, comportamentais ou cognitivas,demonstraram proporcionar efeitos positivos no rastreamento precoce do CCU, no entanto, sugere-secombinação das intervenções para ampliar a eficácia da abordagem. Conclusão: a estratégia primáriae detecção precoce são os instrumentos mais adequados para reduzir a morbimortalidade ocasionadapela doença, e o enfermeiro, devido às inúmeras oportunidades de atuação, demonstra ser o profissionaladequado para auxiliar na minimização desta doença.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).