AS MULTIFACETAS DO EXCESSO DE PESO NA CRIANÇA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2667Palabras clave:
obesidade, comportamento alimentar, excesso de peso, infância, escolares.Resumen
iIntrodução: A obesidade é um tema desafiador na literatura científica, justifica-se pelo aumento exponencial da prevalência em todas as camadas da sociedade. Objetivos: Identificar e revisar como as publicações discutem os fatores influenciadores no aumento de peso nas crianças, e assim propor possíveis intervenções de enfrentamento. Materiais e Métodos: Revisão sistemática das publicações mais impactantes sobre os determinantes do excesso de peso na população infantil, utilizando as bases de dados MEDLINE/Pubmed e a Scielo-BR, quanto aos critérios elegeram-nos últimos cinco anos, artigos de livre acesso, pesquisas com ambos os sexos de 0 a 12 anos de idade. Visto que para confirmação da qualidade das informações foi trabalhado com um checklist/roteiro norteador para organização e classificação das ideias dos autores. Resultado: Constando com 44 artigos selecionados, apresentando-se em três categorias: obesidade infantil e serviço de saúde, obesidade infantil e hábitos familiares assim como, obesidade infantil e ambiente escolar. Conclusão: O estudo permitiu apontar a situação do excesso de peso na população infantil no Brasil e em alguns países desenvolvidos no período de cinco anos. O excesso de peso na criança é um desafio constante e real, deste modo, vislumbra que a instituição educacional, o serviço de saúde e a família caracterizam-se como uma tríade basilar no diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade infantil, haja vista ser uma doença complexa, crônica e que exige um esforço mútuo dos diversos setores sociais, para que se possa buscar resolutividade nas intervenções de enfrentamento deste grave problema de Saúde Pública.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).